sábado, 11 de dezembro de 2010

Poesia, coisa linda!

Sempre tive uma raiva miudinha aos artistas.
Gosto especialmente de reparar como qualquer escritor consegue ser extremamente observador e sensível aos mais ridículos detalhes...quase ao ponto de se poder pensar que a vida passa por ele em câmara lenta! Para um escritor (pessoa bastante sensível, sentimental, romântico... mulher, vá!) qualquer objecto ou pormenor presente numa história parece ganhar toda uma importância e uma dignidade que eu considero, simplesmente, entediante de tão pouco natural.

Qualquer escritor que se preze consegue estar 4 páginas a descrever, por exemplo, um escritório, que nada tem de interessante ou de invulgar a não ser o cadáver mutilado junto à janela ou, noutro cenário, um extra-terrestre a grafitar uma das paredes...ainda assim o escritor irá entreter-nos durante 3 páginas a explicar de que forma os velhos lápis de cor se dispunham aleatoriamente dentro do estojo que repousava em cima da mesa, conferido-lhe um aspecto descuidado; Como os cortinados de seda amarelos cheiravam a tabaco de cachimbo mas que ainda assim davam um ar refrescante ao escritório; Como a poltrona de madeira com estofo de couro esverdeado junta à secretária lhe fazia lembrar o seu avô, etc etc etc...etc etc... POR ISSO, também eu vou escrever um pequeno texto sobre um episódio extremamente caricato que vivi:

"Entrei.
Num gesto contínuo fechei e tranquei a porta de madeira de má qualidade que libertou um perro suspiro ao raspar contra o soalho desnivelado de lajes escuras, já bem erodidas pelo tempo e pelo constante vaivém de pessoas, que tal como eu necessitaram de visitar aquele lugar.

Enquanto arregaçava a camisa de algodão bege e escarafunchava desajeitadamente no cinto, olhei em redor como se procurasse um ponto fraco na arquitectura daquela divisão; Um sítio pelo qual alguém pudesse entrar e surpreender-me, uma janela ou buraco naquelas paredes brancas através do qual me conseguissem observar... mas constatei com alívio que o compartimento era claustrofobicamente estanque.

Olhei então para a retrete onde me ia sentar. Mais uma vez recebi um reconfortante sentimento ao deparar-me com uma velha e lascada sanita, no entanto impecavelmente asseada e actualizada com um autoclismo novinho em folha, que apesar da simplicidade do seu mecanismo, quase parecia irradiar um brilho tecnológico devido ao contraste que estabelecia com tudo o resto naquele apertado cubículo.
Em cima desta visão resplandecente encontrei um rolo de papel higiénico rugoso e pouco convidativo a esfregar fosse onde fosse, do qual imediatamente retirei três tiras com cerca de palmo e meio, as quais usei para cobrir o ressequido e amarelado plástico onde de seguida me sentei, mas não sem antes confirmar pelo canto do olho se de facto tinha trancado correctamente a primitiva fechadura que me separava do mundo exterior, composta por uma argola metálica aparafusada à parede e um ganchinho aparafusado à porta.

Já sentado, e com as calças de ganga enroladas à volta dos tornozelos, tinha agora tempo para observar o resto daquela divisão que nos próximos cinco minutos ia ser o meu mundo exclusivo:
Por cima de mim, no tecto, num dos cantos, estava uma pequena teia de aranha, aparentemente imune à passagem do tempo, e provavelmente há muito abandonada pela criatura que a criou, sendo que nesta teia só consegui encontrar finos flocos de tinta branca ressequida que se haviam solto da parede e que ali tinham encontrado amparo; Por baixo dos meus ténis já algo gastos encontrei um ralo circular coberto por uma grelha metálica, que ali se apresentava inútil, completamente entupido de pó, cotão, beatas de cigarro e outros detritos que não consegui identificar, e, um pouco mais à frente, no canto atrás da porta, vi um piaçaba (daqueles velhinhos, com cabo de madeira e "pelos" em plástico laranja, unidos por uma anilha ferrugenta), que repousava esquecido, tristemente inclinado contra a parede, como se se lamentasse da sua cruel e desvalorizada existência..."

Por Guerra, o Corrécio


7 comentários:

  1. Falho em perceber qual o caricato desta situacao... e para quem tanto critica escritores de pormenores, olha que reparar na cor do piassaba nao esta longe de uma descricao a Dan Brown... Enfim, ambos se inserem na literatura de "merda" mas vou dizer que gostei bem mais da tua parte!

    Bastante mais!

    ResponderExcluir
  2. Ola Joana! Desculpa perguntar, mas és alguma Joana que eu conheça?
    É QUE NÃO ACEITO CRITICAS DE ESTRANHOS!!.. Talvez aceite, vá..

    Então passo a esclarecer; O meu ridiculamente detalhado texto serve precisamente para demonstrar como uma situação completamente vulgar e desinteressante pode ser facilmente descrita até à exaustão...e pelo caminho ofender toda uma série de gente, se possível (neste caso infelizmente não foi =/ )

    ResponderExcluir
  3. Se tivesses ido cagar às escuras não tinhas nada para escrever.

    Lalanda

    ResponderExcluir
  4. Então não tinha? Podia escrever sobre a angústia de andar a tactear á procura do papel higiénico e não o encontrar...tentar trancar a porta sem sucesso e ter de fazer o serviço com a perna toda esticada para encravar a porta com o pé... tropeçar no piaçaba...

    ResponderExcluir
  5. ... e com um bocadito mais de inspiração ainda escrevias um policial, uma coisa tipo CSI... ranholas, ou outra.

    ResponderExcluir
  6. Ora mas foi uma critica tao bem construida...E sou a Joana que costumava desenhar dinossauros na escola primaria contigo =)

    ResponderExcluir
  7. Desculpa Joana mas a minha memória é uma absoluta miséria! Aliás, vários médicos concordam que eu sofro de senilidade juvenil! :P

    Manda-me um mail para que possamos falar :) (o mail ta no perfil)

    ResponderExcluir